LabMat | (92)99250-0785 |

Normalmente é simples a preparação de amostras para a difração de raio x (DRX) do pó e a amostra pode ser recuperada após a medida, pois não é uma técnica destrutiva. Em todas as formas de medida é possível realizar a análise e quantificação de fases, tamanho de cristalito, microdeformação, etc.

Seguem abaixo algumas dicas para preparação da amostra.

 

Para Reflexão convencional, alta resolução e baixo angulo:  Para estes tipos de medidas o LabMat dispõe de porta amostras de cavidade (16mm de diâmetro por 3 mm de profundidade) que devem ser preenchidos pela amostra na forma de pó fino (preferencialmente com partículas < 150 mícrons: peneirada e previamente triturada, se necessário/possível). Também podem ser realizadas medidas com pouquíssima quantidade de amostra usando um porta amostras de Silicio zerobackground (nesse caso é ainda mais importante ter um pó ultra fino < 150 microns) e/ou capilares de vidro ou quartzo.

 

Para Transmissão convencional e de alta resolução:  a amostra deve estar em forma de pó fino, preferencialmente com partículas < 150 mícrons: peneirada e previamente triturada. A quantidade de amostra é variavel.

 

 Para medidas In situ e no vácuo:  Para estes tipos de medidas o LabMat dispõe de porta amostras de cavidade retangular (10mm X 14mm por 1mm de profundidade) que devem ser preenchidos pela amostra na forma de pó fino (preferencialmente com partículas < 150 mícrons: peneirada e previamente triturada, se necessário/possível).

 

Obs:  Medidas com porta amostra de silício, estão limitadas a no maximo duas amostras por solicitação.

LabMat | (92) 99250.0785 |