LabMat | (92)99250-0785 |

NORMAS DE UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO MATERIAIS – LABMAT/DF/ICE/CAM/UFAM

Prezado usuário

Estas normas têm por finalidade organizar as atividades do Laboratório de Materiais (LABMAT) visando um atendimento de qualidade a pesquisadores, bolsistas e estudantes interessados em análises de materiais aplicando a técnica de difração de raios x (DRX).

1. Corpo técnico

O LABMAT dispõe de técnicos e estudantes em formação que:

• operarão o equipamento e os acessórios;
  • manterão os equipamentos em funcionamento, prontos para a utilização;
  • acompanharão os usuários na operação dos demais equipamentos que, para sua melhor conservação, deverão ser operados de acordo com as orientações por eles fornecidas;
  • se necessário, prestarão assessoria e orientação ao usuário nas rotinas de laboratório e nas rotinas de preparo de amostras, assim como na análise prévia das medidas;
  • farão o acompanhamento e orientação aos usuários, a responsabilidade pela execução das análises caberá ao pesquisador e sua equipe.

2. Horário de atendimento e agendamento:

O LABMAT estará à disposição dos pesquisadores da UFAM de segunda a sexta-feira das 9:00 às 17:00 horas mediante agendamento prévio solicitado na semana anterior, o qual será otimizado em função das demandas. Para estar apto a efetuar o agendamento o pesquisador deve preencher o formulário digital que consta nesse site. Em caso de atraso superior a 30 minutos o agendamento será automaticamente cancelado. Em caso de não comparecimento sem justificativa o usuário deverá encaminhar documento assinado pelo responsável explicando a situação e solicitando novo agendamento.

3. Material de consumo e processamento de amostras

Os pesquisadores deverão se responsabilizar por todo o material de consumo necessário ao processamento das amostras no LABMAT de seus orientandos e/ou colaboradores. O processamento prévio das amostras é de responsabilidade do usuário. Em caso de dúvida solicitar orientação/esclarecimentos junto ao corpo técnico e/ou coordenador do laboratório.

4. Conduta

Os pesquisadores responsáveis pela pesquisa, orientação ou supervisão deverão orientar suas equipes para que tenham cuidado e zelo pelos equipamentos e instalações do LABMAT, os casos de má conduta quanto à utilização dos equipamentos e desrespeito às normas e funcionários do LABMAT serão avaliados pelo Comitê Gestor e poderão implicar em proibição do uso das instalações deste laboratório.

5. Agradecimentos

Para fins de comprovação da utilização do laboratório solicitamos inserir um agradecimento ao Laboratório de Materiais (LABMAT) em todas as publicações que resultarem do uso de suas instalações. Ex: apresentações em congressos, monografias, dissertações, teses, resumos, livros e artigos científicos.

Solicitamos ainda que uma cópia da capa, folha de rosto e resumo das publicações acima mencionadas sejam encaminhadas pelos pesquisadores responsáveis pelos projetos ao LABMAT em até 60 dias após a publicação, para arquivamento e elaboração de relatórios periódicos de nossas atividades.

LabMat | (92) 99250.0785 |